10 de dezembro de 2018 - 05:08 h   Minas Gerais/Brasil

O Instituto

 
O IDESUL – Instituto Sul Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social é uma entidade sem fins lucrativos, do terceiro setor, dedica ao desenvolvimento, sobretudo o econômico e o social, acreditando no progresso institucional para o bom resultado das ações humanitárias.

Já nasce com perspectivas e atuações sólidas de seus membros, com reconhecidas atitudes progressistas em prol de um ambiente melhor de convívio comunitário.
 

Missão

Fomentar o desenvolvimento econômico e social entre os municípios, unificando os propósitos progressistas de forma segura, rentável e com responsabilidade. Dedicamos ao progresso desenvolvimentista, sobretudo o institucional.

Um de nossos escopos é contribuir para uma gestão pública/privada eficiente e equilibrada.

Visão

Aspirar as atitudes nobres dos nossos membros e colaboradores para nos tornar uma instituição altiva e de reconhecimento público nas causas de desenvolvimento econômico e social locais e regionais.

“Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não, do tamanho da minha altura...” – Fernando Pessoa

Valores

Para mantermos focados em nossos resultados e prosseguirmos na construção de nossa missão e de nossa visão, acreditamos nos seguintes princípios que nos guiam para as tomadas de decisões:

- Passe energia positiva por meio das ações
- Abrace as oportunidades sem engrandecer os problemas
- Atue sempre com a cabeça aberta, sendo criativo e aventureiro
- Fomente a relação institucional de forma transparente e conscienciosa
- Não pare no tempo: busque o conhecimento e a aprendizagem
- Tente ao menos ser mais leve e abrace as mudanças
- E cante sempre... “oh tristeza me desculpe, estou de malas prontas, hoje a poesia veio ao meu encontro, já raiou o dia, vamos viajar!”

Dados Institucionais


Razão Social: IDESUL – Instituto Sul Mineiro de Desenvolvimento Econômico e Social
Nome Fantasia: IDESUL
CNPJ: 28.918.475/0001-80
CNAE Principal: 94.30-8-00 – Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Natureza Jurídica: 399-9 – Associação Privada
Data de Fundação: 07/09/2017
Data de Registro (cartório): 02/10/2017
Conta Bancária:
Banco Sicoob 756
Agência: 3169-0
Conta Corrente: 58.099-6

Transparência, Honestidade e Compromisso


Art. 31. A prestação de contas, a ser apresentada pela Diretoria Executiva à Assembleia Geral e examinada pelo Conselho Fiscal, observará no mínimo: escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade e publicidade, por afixação na sede, do relatório de atividades e das demonstrações financeiras do IDESUL, incluindo as certidões negativas de débitos junto à Secretaria da Receita Federal, ao INSS e ao FGTS, colocando-o à disposição para o exame de qualquer cidadão.
Art. 32. O IDESUL aplicará integralmente suas rendas, recursos e eventuais resultados operacionais na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos e finalidades institucionais, de forma imediata ou por meio da constituição de fundo patrimonial ou fundo de reserva, exclusivamente no país.
Art. 33. O IDESUL não distribui entre seus associados, conselheiros, diretores, empregados, doadores ou terceiros eventuais resultados, sobras, excedentes operacionais, brutos ou líquidos, dividendos, isenções de qualquer natureza, participações ou parcelas do seu patrimônio, auferidos mediante o exercício de suas atividades.
Art. 43. O IDESUL desenvolverá seus projetos fundados na disponibilidade de pessoas físicas ou jurídicas, voluntárias ou contratadas, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.
Art. 44. O IDESUL adota práticas de gestão administrativa que coíbem a obtenção, de forma individual ou coletiva, de benefícios ou vantagens pessoais, em decorrência da participação nos processos decisórios.